terça-feira, 9 de dezembro de 2008

DESEJOS DE ONTEM PARA O AMANHÃ

Não sei porque teimo em vasculhar estes arquivos do TRIBUNINHA...
Este editorial do encarte infanto-juvenil do Jornal A Tribuna do Mato Grosso é datado de 31 de dezembro de 2006.

Talvez tenha sido uma temporada de especial entusiasmo e inspiração. Talvez eu esteja meio tolhida, meio presa, meio impedida, meio sem jeito para escrever coisas novas... talvez talvez talvez sei lá o quê. Talvez eu só precise de um certo tempinho para os RE.

Mas como hoje comecei com a tal tradição familiar no novo lar - aqui na iluminada Floripa, da BELA e SANTA CATARINA - este texto voltou à minha memória.

Tenho muuuuita saudade dos meus "pimpolhetas pimpolhuchos" de Rondonópolis (MT), apesar de ter desejado fervorosamente vir embora pra cá.

Nos ultimos dias, descobri que não sou mais capaz de suportar N coisas que antes eram suportáveis ou no mínimo administráveis. Mas por outro lado, tive a confirmação de que eu estava certa ao depositar TODAS as minhas fichas nos verdadeiros afetos... e tive também a certeza de que aquilo que me foi ensinado é realmente o caminho do BEM. Óh céus, como é bom poder agir de consciência tranquila!! Como é bom ter as minhas próprias crenças!! Como é bom ser eu mesma!!

Para aqueles que permaneceram do meu lado - independente das distâncias - que a faxina da virada seja para a alegria, para o crescimento, para o bem... para todos os demais - IDEM.


OI PESSOA!!
Eis uma tradição da minha família que continuo repetindo: fazer uma grande faxina antes da virada do ano. Coloco tudo que não me serve mais em sacolas e levo para doar. Separo o que quebrou e que não pode mais ser aproveitado e coloco no lixo. Rasgo papéis inúteis, vou liberando espaço nas gavetas... e é claro, tiro a poeira de cada cantinho. Admito não ser tão organizada e rigorosa quanto a Vóinha. Creeeedo!!! Com ela a tal faxina era praticamente uma revolução – não ficava nenhum armário sem olhar, nenhuma frestinha sem limpar, nenhuma gaveta sem remexer... aff, ficávamos dias envolvidos nisso!! Era meu pânico de começo de férias!!

Hoje compreendo que é uma atitude providencial, sabe!? Porque além da questão prática, você se prepara e reorganiza mentalmente para as novidades do ano que vai chegar. Nas gavetas você vai encontrar bilhetinhos, fotos, coisas do ano que passou e relembrar. Repensar... avaliar. E ainda terá a chance de pedir perdão antes da meia-noite, caso tenha se auto-avaliado corretamente. Dentro dos armários você vai descobrir o verdadeiro espírito solidário – não tenha pena de deixar os cabides vazios... Faz mais de 3 meses que você não usa aquela calça jeans? Puuuxa! Então, porque é que ela vai ficar atolando o seu armário enquanto poderia estar desfilando na rua? Doe tudo o que você não usa!! Não seja egoísta!!


Lembro muito bem da Vóinha dizendo isso - naquela época eu devia dar tudo aos meus primos menores. No começo, como qualquer "pimponeta pimpolhucho", eu achava aquilo muito ruim, ficava cheia de ciúme. Depois percebia que era engraçado ver como as roupas ficavam tão absolutamente diferentes neles... e ver o sorriso da minha priminha toda exibida só por usar as minhas roupas usadas, era supimpa!! Acho que ela foi a minha primeira fã... heheheheheh... e de certa forma, foi ela quem me deu noção de que para ser admirado você deve fazer por merecer.

Essa faxina deve ser sentimental também. Vou aproveitar para colocar minhas mágoas na lixeira, quero descartar da minha vida todas as atitudes inconvenientes (minhas e dos outros), vou rasgar todos os desaforos e encher minha alma de perdão. Tudo tem que ser novo e limpo no Ano Novo!!


Feito um bebezinho, o NOVO ANO sempre nasce carregado de expectativas...
Nem bem amanhece e já pesa em suas costas as responsabilidades dos nossos desejos. Queremos tudo... ao mesmo tempo e de maneira imediata. Provavelmente por isso as frustrações e os sofrimentos são tão grandes. Aliás, imediatismo é outra coisa que vou colocar fora. Lutar, batalhar, fazer acontecer será com muuuuita paciência. Preciso aprender isso!! Cada coisa terá seu tempo e eu saberei esperar!

Desejo a você, meu amiguinho, 365 dias de felicidade, saúde, paz e amor...
Que 2007 seja feito dos teus sorrisos!!

Com o meu carinho de sempre e um fóm-fóm no nariz,




T!a M@nA

Nenhum comentário: