segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

SALVE RAINHA!!












Hoje é dia de festejar...
Hoje é o dia da Minha Mãe!!
Hoje é dia de Yemanjá!!




Se vc, como eu, aprecia todos os traços da cultura e da religiosidade popular preciso falar de uma das festas mais aguardadas deste mês: a festa de Nossa Senhora dos Navegantes.
Na Europa, Nossa Senhora dos Navegantes é também conhecida pelo nome de Nossa Senhora das Candeias
, mas existe um sincretismo entre a santa católica e o orixá da mitologia africana - Yemanjá.

Você não a conhece por este nome?? Yemonjá, Janaína, Mãe... não importa.

O fato é que a Rainha do Mar e a alegria do povo negro fizeram a festa ainda mais popular no Brasil!!

Em algumas cidades as festas se fundem e tudo fica mais rico e alegre. Mesmo que você não seja religioso, vale a pena acompanhar as procissões que festejam e honram a data, sejam elas fluviais ou marítimas.

A devoção tem origem na Idade Média por conta das Cruzadas, quando os cristãos invocavam a proteção de Maria Santíssima para fazer a travessia pelo Mar Mediterrâneo em direção à Palestina. Ela é a padroeira não só dos navegantes, mas também de todos os viajantes. Tal tradição foi mantida entre os marítimos e foi difundida pelos navegadores portugueses e espanhóis, disseminando-se entre os pescadores litorâneos principalmente nas terras colonizadas pela Espanha e Portugal.

Em muitos municípios de Santa Catarina – entre eles Laguna, Bombinhas e Navegantes - a festa é tão importante que, por decreto, foi instituído feriado municipal. Em Porto Alegre a festa a Nossa Senhora é também chamada pelo povo de Festa das Melancias - associando as festividades à safra da fruta.
Tal qual na Bahia, os devotos gaúchos lançam nas águas do rio Guaíba os presentes para a Nossa Senhora dos Navegantes - flores, fitas, grinaldas. As moças que desejam arranjar um bom casamento pedem a proteção da Nossa Senhora dos Navegantes e prometem dar seu vestido de noiva a Nossa Senhora, se forem atendidas.

Ah... além da procissão tem a festa propriamente dita - barracas e mais barracas, comidas, bebidas e muita música...







Hoje vou jogar flores e vou me banhar com Yemanjá. Quero agradecer por toda força que ela sempre me deu e pedir LUZ para continuar seguindo o caminho. E ela, que chora pelos seus, vai perdoar se eu chorar um pouquinho e me lembrar do meu amado pai - o Vôié, que enquanto teve forças acompanhou todas as procissões de Nossa Senhora dos Navegantes.

Eu aqui, continuo percorrendo os caminhos e rezando sempre - como ele me ensinou!!



Odò-yiá mãe!!


** fontes: Wikipédia; Cúria Metropolitana de Porto Alegre (RS); www.brasilescola.com.br
***LEIA ----- http://ocandomble.wordpress.com/os-orixas/yemonja/

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bom que tu não esqueceu de ir ao mar e agradecer... que bom!!